terça-feira, 5 de outubro de 2010

Problemas ambientais com a utilização dos copos plásticos descartáveis e uma alternativa de substituição. Economia financeira? Preservação Ambiental?


Leva-se menos de um minuto para tomar água ou um cafezinho num copinho descartável que, se não for reciclado, seu tempo de degradação no ambiente é de 200 a 450 anos. A exploração exagerada da matéria prima para fabricação desse tipo de copo e a gestão incorreta do material após o uso pode contribuir para a escassez da matéria prima, para a depreciação dos serviços ambientais de suporte a vida como a poluição, destruição de matas e rios, etc. Podendo levar, assim, ao assoreamento de lagos, córregos, e cursos d’ água, além de entupir bueiros nos grandes centros urbanos e trazer enchentes, doenças e péssima qualidade de vida.

O copo descartável é um dos elementos mais usados no dia a dia das empresas e também fora delas. Muitas vezes a pessoa faz uso do copo uma única vez e o descarta logo em seguida, fato que gera gastos financeiros que poderiam ser evitados e contribui para a degração ambiental, pois na maioria das vezes seu destino é inadequado.

Os problemas do uso dos plásticos vêm desde a exploração da matéria prima. O ideal é que fossem reciclados e recuperados, mas infelizmente no Brasil isso não ocorre de forma importante (dados do CEMPRE apontam que apenas 16,5% acabam sendo de fato reciclado e a fabricação de plástico reciclado economiza 70% de energia).

Mesmo a reciclagem não é a melhor opção, pois muitas vezes o material reciclado perde características que lhe conferem o porquê de sua necessidade e, desta maneira, a exploração da matéria prima é continuamente necessária (isso vale menos para o alumínio e vidro). Assim, a melhor opção para diminuir impactos ambientais é Reduzir a produção desse material. Por sua vez, para se diminuir a produção é necessário diminuir o consumo, mas isso só ocorre com mudança de hábitos. Mudá-los não é tão simples, mas é possível! É importante, para isso, educação e conscientização.

A Terra, que fornece tudo o que precisamos para viver merece a agressão de ser receptora de todo nosso lixo? O fato é que nós não merecemos as conseqüências negativas das atividades produzidas por nós mesmos. O material plástico é incorporado à massa crescente de lixo e acaba por ocupar espaços consideráveis no ambiente e colaborar com a referida degradação ambiental.

O uso dos copinhos, e também de outros materiais, traduzem falta de consciência ecológica na nossa cultura. A adoção da alternativa de substituição por uma caneca de cerâmica, plástico durável, vidro ou até de alumínio é uma atitude ecologicamente correta, uma alternativa bastante requintada e de qualidade de vida, pois tomar água neste tipo de recipiente é muito mais agradável e, ainda, traz economia financeira.

A utilização dos copos duráveis requer higienização do recipiente. Com isso, o gasto com água e sabão e a contaminação de corpos d'água também aumentam. Mas mesmo com esse resultado, ainda o dano ambiental é menor do que a utilização dos copinhos plásticos. No entanto, é preciso que se faça uso racional da água e investir em tratamento e conscientização parece ser melhor opção do que esperar 250 anos para o lixo produzido se decompor, você não concorda?

Ao estudar as opções do que trará mais benefícios, deve-se colocar na balança todos os impactos que cada decisão acarretará. Para isso, faz-se necessário saber que não existe ação humana que não gere impactos ambientais. Feito isso, deve-se escolher a opção que mais vai ao encontro do tripé da sustentabilidade: resultados econômicos (às vezes só é conquistado a longo prazo), resultados sociais (qualidade de vida para a nossa e futuras gerações) e ambientais. Nesse tripé, todos os três conceitos são igualmente importantes e, para isso, necessitam estarem sempre em equilíbrio para se efetivar a verdadeira sustentabilidade.

Isso tudo, com certeza, caminha em direção para eliminação e substituição dos copos descartáveis.

Vinícius Bonafin Stoqui - Estagiario do Programa A3P

Colaboração: Thaís Horta - Coordenadora Municipal do Programa A3P

Referências:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/incineracao-do-lixo.php

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=residuos/index.php3&conteudo=./residuos/reciclagem/plastico.html

http://ucsnews.ucs.br/lavia/cap/ambiente/lixo.htm#Aterros

http://senografia.com.br/educacao-ambiental.pdf

2 Comentários:

Samantha Orui disse...

Olá, Vinicius e equipe A3P.

Segue o link para um video que trata de semelhante tema: as garrafas de água.

link: http://storyofstuff.org/bottledwater/

Unknown disse...

Maravilhoso raciocínio e incentivo!!!!

Postar um comentário