segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

UMA REFLEXÃO

O meio natural e o conforto oferecido pela tecnologia, passou a ser de grande importância para a qualidade de vida e assim, propiciar o desenvolvimento pleno das capacidades humanas.

No entanto, as pessoas de um modo geral esquecem a importância do meio natural para a manutenção dos sistemas biológicos e acabam agindo (por uma questão cultural que nos dias de hoje, chegou a ser uma questão irracional, pois vai contra o principio da qualidade de vida) pelo caminho do consumo desenfreado, descarte incorreto dos resíduos, uso incorreto e desmedido das águas e dos recursos, etc, contribuindo com a poluição de um modo geral e tendo um reflexo direto na qualidade de vida das pessoas.

Isso se tornou uma questão cultural e temos que fazer a sociedade (todos nós, inclusive você e eu) enxergar a importância do meio natural, mesmo não tendo proximidade com ele.

Para isso, estão aliadas as ciências ambientais, que nada mais é do que a educação ambiental, a gestão ambiental e a técnica para explorarmos com racionalidade o meio no qual vivemos, tanto na relação com o meio natural quanto o meio urbano. Este último, também é campo das ciências ambientais, pois, esta ciência trata de todos os ambientes onde ocorrem as interações bióticas e abióticas do planeta.

Assim, temos que aliar as ciências humanas com as ciências técnicas para prover à sociedade o desenvolvimento com a qualidade de vida. A isso chamamos de desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade, e na Prefeitura de São Paulo o Programa A3P é o disseminador dessa cultura socioambiental, integrando a técnica, com o social e o ambiental, numa relação onde valorizamos o servidor público e ele sentindo-se valorizado produz mais com qualidade e com pouquíssimo, ou quase nenhum desperdício.

Esse é o modelo que queremos ver no âmbito público e privado, e que se espalhe por toda a cidade, pelo estado, pelo país e pelo planeta.

Vinicius Stoqui
Estagiário do Programa A3P e

Thais Horta
Coordenadora do Programa A3P

2 Comentários:

tatiana disse...

Vi,

Gostei do texto, ficou muito bom.

tati

bruna disse...

Achei o texto simples e objetivo ficou bem claro , bacana vini.

Postar um comentário