quarta-feira, 11 de março de 2009

Passo a Passo para a implementação da A3P


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) Criação e regulamentação de comissão da A3P: deve envolver servidores públicos de diferentes setores
da instituição para o acompanhamento de projetos e atividades para a representatividade institucional.

2) Diagnóstico da situação: identificação dos pontos críticos e procedimentos, avaliando-se os impactos
ambientais e os desperdício gerados.

3) Definição de projetos e atividades: a partir do diagnóstico, priorização dos projetos e atividades de maior
urgência e relevância.

4) Planejamento integrado: deve envolver o maior número de colaboradores e áreas de trabalho.

5) Implementação: realização de programas de capacitação, disponibilização de recursos físicos e/ou
financeiros, introdução às mudanças necessárias.

6) Avaliação e monitoramento: verificação do desempenho ambiental, identificação de falhas e pontos de
melhoria.

7) Melhoria contínua: avaliação sistemática, replanejamento e implementação de procedimentos,
qualificação e treinamento de recursos humanos, controle e acompanhamento, conhecimento e absorção
de novas tecnologias e legislação.

8) Avaliação do desempenho ambiental: levantamento de impactos de riscos ambientais, identificação de
ações de controle, identificação de indicadores de aprimoramento.

Fonte: Manual A3P 4° Ed.

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